Civilização americana
A Civilização Latino-americana é a mais recente e misógena civilização contemporânea. Formada pela conquista do continente americano pelos exploradores portugueses e espanhóis em sua expansão ultramarina. Quando Espanha e Portugal unificaram coroas, entre 1580 e 1640, o conjunto formado pelo então Reino de Espanha e suas colônias (a principal era a América Latina) formavam o maior império do mundo em sua época.
Divisões regionais
Embora seja necessário a divisão do sub-continente latino-americano em características regionais, por razões didáticas, é importante lembrar que a enorme diversidade de sub variedades culturais e a ausência de fronteiras específicas entre elas torna impossível uma divisão tecnicista destas multiplicidades.
Divisão por Línguas
Em tese existe uma América espanhola e outra América portuguesa, esta última é representada unicamente pelo Brasil, enquanto que os demais países do continente formam a América Hispânica.
Divisão Cultural
Necessária apenas para destacar as manifestações hegemônicas e diferenciar as regiões industrializadas daquelas que ainda tem na agricultura sua maior fonte de divisas. Assim sendo temos:
§ O Cone Sul, que é formado pela Argentina, Paraguai, Uruguai e região sul/sudeste Brasileiro. É um pólo industrial do continente. É o centro europeu do continente, com forte influência da cultura inglesa e norte-americana nos dias atuais, tendo como principal herança étnica a portuguesa, a espanhola e a italiana (esta última devido a levas migratórias). No Brasil ainda houve forte presença de africanos, que foram usados como mão-de-obra escrava até 1888. A parte brasileira do cone sul é ao mesmo tempo a mais européia e a mais misógena de todo o continente latino-americano. É notável que, ao mesmo tempo que os habitantes do Cone Sul se consideram latino-americanos, consideram-se também integralmente parte da Civilização Ocidental.
§ A região do Chaco boliviano que também engloba o Paraguai é uma região de agropecuária extensiva. Nos aspectos culturais oPantanal Mato Grossense também se insere neste contexto. É uma região que tem muitas interações com a cultura sertaneja brasileira, em especial o Paraguai. Canções como Índia e Galopeira tem elementos musicais de fusão dos estilos caipiras brasileiros com a polca e o guarânico paraguaios.
§ O conjunto Andino, com exceção do Chile, onde atividades agrícolas formam a maior fonte de divisas e e forte a presença indígena nativa. Celeiro da Nação Inca, que enche o folclore da região de elementos pré-colombianos. A força da música regional se impõe aos ritmos e estilos internacionais e existe até mesmo na moda, uma resistência bastante nítida de culturas ancestrais.
§ A Amazônia é região que compreende o norte do Brasil e partes de Colômbia, Venezuela, Bolívia e Peru. A região mais rica em termos de culturas locais ainda não colonizadas. Mas, a miscigenação dos homens brancos com os nativos deu origem e uma cultura que tem recebido diversas denominações ao longo da história: ribeirinha, amazonense, cabocla. Esta última é a mais difundida atualmente. A identidade cabocla se define pelo homem que vive da selva, seja ele índio, seringueiro, pescador ou caçador. É o homem que precisa da selva de para continuar sobrevivendo. Por esta causa, o estilo de vida caboclo é estimulado a resistir à ocupação predatória da região. O líder Chico Mendes é um dos principais ícones de auto-afirmação desta cultura.
§ O Sertão brasileiro é o centro geográfico da América do Sul, sofre forte influência indígena, especialmente a Guarani e tem sua formação étnica como sendo resultado das incursões dos bandeirantes europeus pelo continente na busca do ouro. Tem uma forte identidade cultural e está fortemente integrada economicamente ao cone sul, embora não desfrute dos mesmos índices de IDH deste.
§ O Nordeste brasileiro pode ser considerado, em parte, como ligado ao sertão, mas há inúmeras características regionais que o tornam diferente de qualquer outra parte do conjunto latino-americano. Especialmente a região conhecida como Agreste e Zona da Mata. Ali, elementos africanos, indígenas e europeus se fundem e ganham aspectos locais de forte influência da estética barroca, tanto nas inúmeras variedades musicais, quanto na literatura popular e na tradição oral do povo. É uma região pobre, contudo há ilhas de desenvolvimento nas capitais. Interessante ressaltar que o Estado da Bahia, tem aspectos em comum com o restante do Nordeste, mas pode ser considerada uma região particular dentro do Brasil.
§ Guianas: conjunto tão isolado e diferente do restante do continente que nem pode ser considerado como parte desta civilização. As influências variam do holandês, inglês, francês ao indiano.
Escola: batista
Professor: aerqsandra
Data: 01/09/10
Serie: 6
Disciplina: historia
Aluna: Thaylane Rodrigues de Macedo
Historia da civilização americana e suas culturas
Nova viçosa-Ba
2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário